Ontém dia 20 de agosto de 2011, as 14 horas na Associação de Moradores da Barra do Riacho, teve início o Primeiro Fórum do Movimento Barra do Futuro, em favor da preservação das ondas, do surf e do meio ambiente nas praias da Barra do Riacho e do seu entorno, que devem sofrer um grande impacto com a construção de um mega porto na Praia da Curva, e de um estaleiro, mais ao sul na Praia do Secret, que irá construir navios e plataformas. As obras devem afetar grandes áreas de coral e praias onde existem fundos perfeitos e algumas das melhores ondas do Estado do Espírito Santo, e aumentar a população da Barra do Riacho de 10 mil pessoas para 25 mil pessoas previstas para os próximos anos, e podem deixar ainda sem opção de esporte e lazer as crianças, adolescentes e jovens da Barra do Riacho que vivem em situação de risco social.
O Fórum contou com a presença e participação das principais lideranças da Comunidade da Barra do Riacho e localidades vizinhas, e representantes do Surf, totalizando 29 pessoas, como: Presidente da Associação de Moradores e da Colônia de Pescadores, representantes da sociedade civil organizada, representante da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz, representante da empresa Jurung e da Fibria, estudantes e pesquisadores da UFES, alunos da Escolinha D’Barrels, Presidente da Federação de Surf do ES- FESURF e site Regência Surf.
Todos puderam se manifestar e expor seus pontos de vista e informações, e contar sobre experiências bem parecidas que outras comunidades e Municípios estão enfrentando em todo o litoral do Espírito Santo.
Depois de muitos argumentos e debates sobre os grandes empreendimentos que estão vindo para Barra do Riacho, tanto no mar quanto em terra, foi falado sobre as mudanças na vida e no dia a dia da comunidade, o que eles sabem sobre esse futuro e se querem mesmos mudar, quais os investimentos concretos que a Comunidade vai receber como as condicionantes, e se as empresas poderão realizar e cumprir de fato os acordos firmados com a Comunidade.
Foi informado pelo representante da Jurung que já foram solicitadas as licenças ambientais ao IEMA e que estão aguardando a avaliação e liberação da área para iniciar as obras.
Cristiano Alvarenga, organizador do Fórum Movimento Barra do Futuro, apresentou algumas propostas em slides que foram sugeridas para avaliação dos representantes da Comunidade e apoio da Associação de Moradores e da Federação de Surf, para serem incluídas nas condicionantes das obras do porto.
Com a realização do Fórum Movimento Barra do Futuro, se criou um compromisso para dar seguimento ao movimento, informar e mobilizar a Comunidade da Barra do Riacho para que se reúnam e decidam qual o futuro que os moradores e nativos da região querem para as próximas gerações.

|