Desguste
  

04 de agosto de 2011.
As ondas da Barra do Riacho podem acabar:

A Nutripetro está realizando estudos para a marcação da área onde será construído um grande complexo portuário.

A área a ser demarcada deve atingir até a Praia da Curva, praia local e área de lazer da Comunidade da Barra do Riacho.

Além de ser atingido o manguezal que serve de berço para a vida marinha e conseqüentemente sustento de muitas famílias que vivem da pesca. É na Praia da Curva funciona semanalmente a 7 anos a Escolinha D'Barrels, que tira da zona de risco muitas crianças que sofrem com a falta de espaço específico e incentivo, para a prática de esportes e áreas de lazer.

A quadra de esportes da comunidade está sendo ocupada como alojamento de pessoas que não tem onde morar, fazendo com que a Praia se torne a única opção. Segundo informações a Comunidade da Barra do Riacho passa por uma série de problemas sociais, como, drogas e prostituição, que vem aumentando cada vez mais com o crescimento rápido que tem acometido a região nos últimos anos. O desenvolvimento pode trazer vantagens e desvantagens para os moradores locais, que devem ser muito bem discutidas pelos órgãos responsáveis para que esse desenvolvimento não cause problemas irreversíveis e sem controle no futuro.
A Nutripetro  propôs uma reunião para ouvir sugestões que possam melhorar a atual situação da Comunidade e amenizar os impactos ambientais e sociais que serão causados com a construção do mega complexo portuário da Barra do Riacho, devem participar da reunião, os representes da comunidade, Cristiano Alvarenga Coordenador da Escolinha D’Barrels , representante da  FESURF (Federação de Surf do ES), Robson Barros do site Regência Surf.

 

Por: Aline Goulart/ Fotos: Cristiano Alvarenga.