Robson Pontinha, onde tudo começou, WM 1988, praia do Secret/ Vila Velha:
Robson Barros da Rocha, natural de Vila Calisto, Resplendor/ Minas Gerais, mora no Espírito Santo desde os 7 anos de idade, e já muito pequeno sempre brincou e pescou nas águas do Rio Doce, que corria dentro da Fazenda que era de propriedade de sua família.
Quando veio morar em Itapuã , Vila Velha ele se encantou com a mar e não conseguia mais se afastar da brisa e da água salgada que já começavam a mexer com sua história, inquieto e cheio de energia como toda a criança de sua idade, Robinho procurava sempre superar seus limites, o que fez com que ele se apaixonasse pelo surf e nunca mais deixasse de praticar esse esporte, que guiou seus instintos, e direcionou sua vida e seus sonhos.
Escreveu sua história guiado pelas ondas, foi conhecido pelo apelido da praia em que aprendeu a surfar perto de sua casa em Itapuã, a Pontinha, junto com seus amigos Cristian e Maurinho, passando a ser chamado de Robinho Pontinha. Desde muito jovem sempre foi dedicado e esforçado para evoluir e desenvolver seu surf e com muita dificuldade como todos os jovens de hoje ainda enfrentam, Robson foi conquistando seu espaço no circuito estadual e com isso vieram os patrocinadores que ajudaram a desenvolver seu surf , para que pudesse se manter viajando e competindo, buscando títulos para o estado. Um dos primeiros patrocinadores foi: Leonardo Viana com a Surfer, Karl Piscak e Odilon com as pranchas Speed Full, Delmar da Mutação, Victória, Cobra D’água, Crowd, e outros que vieram mais tarde.
E como se tornou um dos melhores surfistas do Estado por várias vezes, em diversas categorias, durante muitos anos na década de 90, ganhou uma bolsa de estudos, na Universidade de Vila Velha /UVV para o curso de Ciências Contábeis no ano de 1993.
Esse campeonato do vídeo, o WM de 1988, é o primeiro que Robinho/ 19 anos, se destaca e daí pra frente é que tudo começa a acontecer na sua vida de competidor no surf amador e profissional, muitos nomes participaram desse dia, e até os dias de hoje ainda estão presentes no surf e no palanque, como Nelson Abelha da Barra do Jucú, que está na locução do campeonato, e até hoje encontramos ele da mesma forma, levando todas as informações pra galera na areia, Sérgio Pena de Vila Velha e Gustavo Groba de Vitória eram os melhores profissionais da época no Espírito Santo, grandes nomes na história do surf capixaba fizeram parte desse vídeo, citar cada um que está ali seria uma tarefa difícil...
A história tá aí, no túnel do tempo de Robson Barros é mais ou menos onde tudo começou, daí pra frente tem mais, aguardem...