Desguste
  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
04 de abril de 2011.
O cartão postal de Regência sofre com a ação do tempo e do descaso:

A cúpula do antigo farol de Regência, ou o cartão postal da Vila, fica em exposição enfrente ao Museu Histórico de Regência, e foi dado de presente pela Princesa Izabel, a pedido do herói Caboclo Bernardo, após um ato de coragem e bravura em que ele salvou de um naufrágio na Foz do Rio Doce, 128 vidas do navio Imperial Marinheiro no ano de 1887, Bernardo não aceitou presentes nem recompensa, o verdadeiro herói só pensou em não deixar que mais naufrágios acontecessem e colocassem mais vidas em perigo, e desde então, todas as noites Regência sempre ilumina o mar com as luzes do farol.

Mas o antigo farol histórico, feito de ferro, não estava resistindo a ação do tempo e da maresia e foi substituído pelo farol que vemos hoje, também conhecido como caixa de remédio tarja vermelha.
O farol antigo foi desmontado e das ferragens só restou à cúpula, que fica em exposição na Vila até hoje, uma das peças raras da história de Regência e da história do Brasil... Porém, como ia dizendo, ele fica em exposição até hoje, só não sabemos até quando o farol vai continuar resistindo a ação do tempo e do descaso. A falta de manutenção está dissolvendo o farol que fica exposto em local aberto e está sendo consumido pela ferrugem, pedaços da cúpula já estão caindo, sem contar a depredação humana que vem quebrando vidros e colorindo as paredes do farol.
Regência já perdeu um de seus patrimônios, o Clube Valete de Ouro, que pela sua história merecia restauração e não ser derrubado e reconstruído, e agora, a Vila de Regência, também vê um dos últimos pedaços de sua história ser consumido pela ação do tempo e pelo descaso de seus representantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por: Aline Goulart